terça-feira, 10 de maio de 2011

Luan Santana é vaiado ao cantar Hino Nacional Brasileiro

Público não gostou muito do desempenho do sertanejo na Fórmula Indy, em SP






Foto: http://entretenimento.r7.com
"Tudo foi planejado para o cantor sertanejo Luan Santana ser a grande estrela da Fórmula Indy, no Anhembi, em São Paulo, no último domingo (1º). Mas parece que o jovem astro não agradou muito ao público neste domingo. Mesmo antes de começar a cantar o Hino Nacional Brasileiro, logo quando foi anunciado, o músico foi vaiado por parte da plateia. Além disso, o cantor foi também alvo de muitas críticas via Twitter e Facebook. 'Luan Santana não, isso é tortura', 'Luan Santana, momento vergonha alheia da Indy brasileira!', 'Luan Santana assassinando o Hino Nacional na #Indy300. Tá até dando saudades da interpretação da Vanusa', foram algumas das frases em protesto contra o cantor. Segundo os internautas, Luan exagerou demais na interpretação do hino, além de desafinar bastante durante a apresentação."

fonte: UOL e R7


Concordo com a opinião dos internautas. Também sou músico e com certeza Luan desafinou e exagerou na interpretação. Vejam a apresentação do cantor:






Que interpretação, hein! (não é no bom sentido).


Francamente, quando ele começou a cantar, me veio à lembrança a cantora Vanusa numa situação bem pior quando destroçou o Hino Nacional no Primeiro Encontro Estadual de Agentes Públicos, em março de 2009, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Vejam o vídeo:




O que que é isso?! Luan Santana cantou bem parecido. A diferença é que ele não errou a letra, como Vanusa. Eu, que já estudei muito o Hino Nacional (e não é fácil) consegui identificar as notas que Luan errou, desafinou.


O Hino Nacional não deve ter esse tipo de interpretação. É uma marcha que deve ser respeitada como símbolo nacional. Estamos falando do Hino da nossa pátria, executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.



"De acordo com o Capítulo V da Lei 5.700 (01/09/1971), que trata dos símbolos nacionais, durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio. Civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Além disso, é vedada qualquer outra forma de saudação (gestual ou vocal como, por exemplo, aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não). Segundo a Seção II da mesma lei, execuções simplesmente instrumentais devem ser tocadas sem repetição e execuções vocais devem sempre apresentar as duas partes do poema cantadas em uníssono. Portanto, em caso de execução instrumental prevista no cerimonial, não se deve acompanhar a execução cantando, deve-se manter, conforme descrito acima, silêncio. Em caso de cerimônia em que se tenha que executar um hino nacional estrangeiro, este deve, por cortesia, preceder o Hino Nacional Brasileiro".

fonte: Wikipédia


Já podemos, então, perceber um erro na "apresentação" do Luan: de acordo com a Lei descrita acima, as execuções vocais do Hino Nacional devem sempre apresentar as duas partes do poema. O Luan cantou somente a primeira parte. E pior, sua interpretação foi, no mínimo, desrespeitosa, na minha opinião. Poderíamos configurar isso como crime, já que é desrespeito à Lei?
_____________________________________________________________________


Curiosidade
Letra e Introdução



A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangada, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1980 e 1880. Em 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD, intitulado "Hinos à Paisana", das quais uma das faixas é do Hino Nacional Brasileiro com essa introdução cantada. Vejam a letra da introdução:



Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever

Eia! avante, brasileiros! Sempre avante

Gravai com buril nos pátrios anais o vosso poder

Eia! avante, brasileiros! Sempre avante



Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz

Cumpri o dever na guerra e na paz

À sombra da lei, à brisa gentil

O lábaro erguei do belo Brasil

Eia sus*, oh sus!


* A palavra "sus" é uma interjeição que vem do latim sus: "de baixo para cima"; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de "em frente, avante".

(fonte: Wikipédia)
_____________________________________________________________________


Agradeço ao meu amigo Marcelo Santos que me indicou o assunto para publicação.



E vocês, o que acham disso tudo? Comentem aí embaixo, ok?


Abração!

2 comentários:

  1. O CD "Brasil - Hinos à paisana" do compositor e cantor alagoano Eliezer Setton é uma peça magistral. Nele o artista interpreta 10 dos mais representativos Hinos do cancioneiro cívico brasileiro. Os Hinos são acompanhados por instrumentos da MPB, na intenção de trazê-los para perto dos brasileiros, para o seu dia-a-dia . Alí, ninguém desafina. Músicas e letras não se afastam dos padrões oficiais. É nesse CD que Eliezer Setton canta a introdução do Hino Nacional. Parte dos Hinos foram vistos no programa Sr. Brasil do Rolando Boldrin e estão no You Tube, em quatro partes. Emociona e acirra o patriotismo. O acesso é impagável: Em 4 partes: http://www.youtube.com/watch?
    v=qLesCsA4Jxchttp://www.youtube.com/watch?v=SfPx6nF_7bAhttp://www.youtube.com/watch?v=Zx6OH-JrVeshttp://www.youtube.com/watch?v=dO2Aj7TgGLg

    Lícia Maria Moreira Peixoto
    liciapeixoto@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Lícia!

    Muito obrigado pelas informações adicionais e pela indicação dos vídeos.

    Abraços!

    ResponderExcluir